Simpósio Internacional de Iniciação
Científica e Tecnológica da USP

O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. Visa também contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, e fomentando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade. Desde 2014, o SIICUSP é composto de duas fases. Na primeira, cada Unidade, ou grupo de Unidades, organiza seu próprio

evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os que forem melhor avaliados para a segunda fase, denomidada "Etapa internacional". Nessa fase, os estudantes selecionados têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em evento com participação de todas as áreas do conhecimento, na Cidade Universitária - São Paulo. A programação do evento é aberta a todos os estudantes, docentes, pesquisadores e público geral interessado. Estudantes de universidades estrangeiras também participam apresentando seus projetos, selecionados por comitês de sua instituição.

Em 2017, comemoramos 25 anos de SIICUSP!
Confira a evolução de trabalhos inscritos:

trabalhos

edições

Nossa equipe

Conheça a equipe que faz o SIICUSP acontecer
Sylvio-Canuto_074-18_Foto-Cecília-Bastos-15-Editar-1024×683

Sylvio Roberto Accioly Canuto

Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo

Sylvio Canuto é Professor Titular do Instituto de Física da Universidade de São Paulo. É membro da Academia Brasileira de Ciências, The World Academy of Sciences e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Obteve seu título de doutorado na University of Uppsala (Suécia) e realizou pós-doutorado na University of Florida (Estados Unidos). Foi coordenador da área de Física e Astronomia da CAPES (2011-2018) e Presidente do Comitê de Física do CNPq. Atualmente é membro do Conselho Superior da CAPES e Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo. É membro de diversos comitês científicos internacionais, compõe o conselho editorial de diversos periódicos internacionais e é co-editor da Spectrochimica Acta A (Elsevier), atuando na área de espectroscopia teórica e simulação molecular em física e química.

roseli

Roseli de Deus Lopes

Coordenadora dos Programas de PIBIC-EM, PIBIC e PIBITI

Professora Associada do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, possui graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em Engenharia Elétrica pela EP-USP. É Vice-coordenadora do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI-USP) e pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis da EP-USP.

debora

Débora Rejane Fior Chadi

Professora associada do Instituto de Biociências - USP

Graduada em Ciências Biológicas, é mestre (1992) e doutora (1994) em Biologia Molecular pela UNIFESP. Realizou estágio de doutoramento no Karolinska Institute (1992-1994) e de pós-doutoramento no Clark Institute of Psychiatry em Toronto e no Neurologial Institute da McGill University em Montreal no Canadá.

hamilton2

Hamilton Brandão Varela de Albuquerque

Professor Associado no Instituto de Química de São Carlos - USP

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestre em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (2000) e doutor pelo Fritz Haber Institut der Max Planck Gesellschaft, com tese defendida na Freie Universität Berlin - Alemanha (2003). Atualmente é Professor Associado no Instituto de Química de São Carlos - USP.